O América tem mais esperança após vencer o Paysandu 2 a 0, no Independência. O time encostou no G4 da Série B e manteve o sonho do acesso vivo. Faltando 11 rodadas para o fim da competição, o Coelho é o sexto colocado, com 41 pontos, apenas quatro a menos do que o Vila Nova-GO, último time dentro da zona classificatória, que tem 45.
No entanto, os próximos compromissos do América na competição são fora de casa e, portanto, desafiam um retrospecto ruim do time nesta edição de Série B. Isso porque o desempenho alviverde longe de seus domínios preocupa. Aliás, a última vez em que o time venceu fora de BH foi em maio, contra o lanterna Guarani.
Para superar essa má fase como visitantte, o Coelho volta a campo nesta terça-feira (24/9), às 21h30, no Moisés Lucarelli, em São Paulo. Logo depois, no próximo domingo (29/9), às 16h, joga contra o CRB, no Rei Pelé.
O Coelho volta a jogar em casa, no Independência, no dia 4/10, às 19h, contra o Coritiba. E é justamente esse o grande trunfo americano na temporada. O América é o único clube das séries A e B que está invicto em casa neste ano.
Chance de acesso
Apesar da curta distância para o G4, a chance de acesso do América, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, é de 15,6% contra 65,5% do Vila e 53,3% do Mirassol, terceiro colocado na Série B e quarto time com mais chances de acesso.
Apesar disso, o diretor de futebol do América, Fred Cascardo, mantém confiança no acesso. “A palavra principal é confiança. Em todos os jogos, incluindo a oscilação, sempre falávamos na certeza do acesso”, afirmou em coletiva de imprensa.
“Em nenhum momento temos dúvida do acesso. É claro que há dificuldade, há oscilações, todos os clubes tiveram. O Novohorizontino um pouco menos, né? E, na hora da oscilação, temos que ter a convicção de que o trabalho está sendo realizado e bem feito. Temos que ser maduros para, nas derrotas, absorver e nas vitórias entender aquilo que podemos melhorar”, finalizou.
Por outro lado, o América pode ficar despreocupado quanto a rebaixamento. A chance de o Coelho terminar a Série B no Z4 é quase nula: 0,013%. A possibilidade de título também é pequena: 0,76%.