23/11/2024
00:47

Brasileira em Paris 2024 explica comemoração que viralizou: ‘Era a Olimpíada’ < No Ataque

Laura Amaro em competição pelo levantamento de peso (foto: All Things Gym)

Rio de Janeiro – Em 9 de abril de 2024, na Copa do Mundo de Levantamento de Peso, na Tailândia, Laura Amaro levantou 112kg no arranco e 141kg no arremesso e alcançou a marca de 253kg. O recorde pessoal garantiu a vaga em Paris 2024 para a brasileira, que comemorou muito imediatamente após o – pesado – exercício e viu, nos dias seguintes, que o vídeo de celebração viralizou nas redes sociais. A carioca de 23 anos foi bem clara ao explicar o porquê da vibração em entrevista exclusiva ao No Ataque: “Era a Olímpiada na minha frente”. 

Com a marca em abril, Laura chegou à sétima colocação do ranking olímpico da International Weightlifting Federation (IWL) na categoria até 81kg e garantiu vaga nos Jogos Olímpicos. Durante o ciclo, ela se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um mundial – prata em dezembro de 2021, no Uzbequistão – e a terceira a medalhar em Pan-Americano – bronze em outubro de 2023, no Chile. 

Em ascensão na carreira, a representante do Time Brasil no levantamento de peso na Olimpíada bateu o próprio recorde em abril deste ano e comemorou muito, até porque foi uma escolha dela tentar a marca de 141kg no arremesso. Laura Amaro explicou a decisão de tentar levantar um peso ainda inédito e detalhou bastidores da comemoração que viralizou.

“Para conseguir a classificação direta, eu tinha que fazer o 141kg, que era um peso que eu não estava conseguindo fazer já há um ano e meio. E foi um momento que o treinador da seleção, Dragos [Stanica], falou: ‘Por mim a gente já está classificado. Vamos 140kg’. Eu olhei para ele e falei: ‘Não, a gente vai 141kg para buscar essa vaga direta’”, explicou Laura Amaro, que deu detalhes da celebração. 

“Aí nisso, sentei lá atrás, juntando energias, quietinha. Quando ele falou: ‘Amarra a faixa do joelho porque é você’. Eu levantei e [gritei]. E quando eu parei em frente àquela barra, eu falei: ‘Cara, é simplesmente a Olimpíada na minha frente, nada mais e nada menos que isso”. Aí foi um momento meio transe assim. Eu só fui e foi aquela coisa linda demais. Foi muito bonito, o melhor movimento da minha carreira. A ‘tesoura’ ali ficou um pouco para frente e eu andei, andei, andei. Parei. O árbitro mandou descer. Ali eu sabia que estava realizando um sonho com as próprias pernas, consciente, me superando”

Laura Amaro, atleta do levantamento de peso do Brasil

No vídeo da ação histórica de Laura, é possível ouvir o técnico gritando para Laura e assistir à reação do homem ao ver que a atleta havia levantado o peso. Ele se mostrou inquieto enquanto a carioca realizava, com perfeição, o exercício mais complicado da sua carreira. Veja no vídeo abaixo. 

Após o aviso sonoro, Laura Amaro jogou o peso no chão e começou a comemorar muito, já que entendia o tamanho do feito: era o seu recorde pessoal e a primeira vaga em uma Olimpíada de Verão. Ela olhou para o técnico, se abaixou e gritou ainda mais. Depois disso, a própria atleta nem sabe quantas vezes já reviu o vídeo que teve mais de 1,5 milhão de visualizações no Instagram. 

“Eu nem sei [quantas vezes assistiu ao vídeo]. Umas cem vezes. Eu ainda continuo revendo. Minha mãe já deve ter visto 500 [vezes]. Mas todo mundo fala: ‘Cara, não consigo não ver’. Que coisa boa, né, proporcionar esse sentimento”, relatou Lauro Amaro sobre o vídeo de celebração que viralizou nas redes sociais. 

Em agosto, em Paris, Laura Amaro buscará melhorar ainda mais seus números para buscar a primeira medalha olímpica do Brasil no levantamento de peso. E, quem sabe, viralizar outras comemorações. Assim como a carioca, outra brasileira representará o país na modalidade: Amanda Schott garantiu vaga na categoria até 71kg.

O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Petrobras para o evento de apresentação do time da empresa. Acompanhe o No Ataque nos próximos dias e veja mais entrevistas exclusivas com atletas que disputarão a Olimpíada e Paralimpíada de Paris, como Ana Patrícia e Duda Lisboa, dupla do vôlei de praia, Isaquias Queiroz, da canoagem, Keno Marley, do boxe, Milena TItoneli, do taekwondo, e Petrúcio Ferreira, do atletismo paralímpico, além de mais falas de Laura Amaro.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br