Fundado em 1º de março de 2010, o Grêmio Novorizontino está cada vez mais perto de conquistar acesso à Série A do Campeonato Brasileiro da próxima temporada. Neste momento, a equipe paulista lidera a Segunda Divisão, com 50 pontos.
Nessa terça-feira (17/9), o Tigre do Vale venceu o Brusque por 1 a 0, no Doutor Jorge Ismael de Biasi, pela 27ª rodada. O estádio fica localizado em Novo Horizonte, cidade do interior de São Paulo que tem 38,3 mil habitantes.
Com o resultado, o time treinador por Eduardo Baptista abriu quatro pontos de vantagem para o segundo colocado Santos, que soma 46. O Peixe, entretanto, pode diminuir a diferença ainda nesta rodada, já que visita o Botafogo-SP a partir das 21h30 desta quinta (19).
Novorizontino pode ser o ‘caçula’ da Série A
Caso conquiste o acesso, o Novorizontino será o time mais novo entre os 20 que irão compor a elite do futebol brasileiro em 2025. Atualmente, esse status pertence ao Cuiabá, que irá completar 23 anos em 12 de dezembro.
No ano passado, o Novorizontino também era o “caçula” da Série B. O time paulista perdeu o posto nesta temporada para o Amazonas, que subiu da Terceira Divisão e foi fundado em 2019.
As chances de acesso do Novorizontino
De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, o Novorizontino tem 93,1% de chances de conquistar a vaga na Série A do ano que vem. Em termos de pontuação, as estatísticas apontam que o time que chegar a 68 no fim do campeonato terá o acesso garantido.
Para chegar ao “número mágico”, o Tigre teria de conquistar mais 18 pontos até a 38ª rodada – 11 jogos restantes. O clube de Novo Horizonte precisaria , então, de um aproveitamento de 54,54%. Até o momento, o aproveitamento na Série B é de 61,72%.
Acessos recentes
Fundado em em março de 2010, o Novorizontino tem colecionado acessos às principais divisões do futebol nacional. Em 2018, disputou a Série D pela primeira vez. Na terceira temporada, em 2020/2021, conquistou a qualificação para a Série C.
Em 2021, o clube se classificou para a Série B. O primeiro ano na Segunda Divisão foi complicado, pois a equipe paulista passou o campeonato na parte de baixo da tabela e se livrou do rebaixamento apenas na última rodada, graças a vitória do Cruzeiro sobre o CSA – que caiu à Série C.
Na última temporada, o Tigre esteve muito perto de conquistar o acesso à elite. O aurinegro terminou a Série B em quinto lugar, com 63 pontos – um a menos que o Atlético-GO, que subiu em quarto, com 64.