22/11/2024
01:41

Exposibram Mostra Otimismo Do Setor De Mineração, Apesar Do Momento Chinês.

Exposibram Mostra Otimismo Do Setor De Mineração, Apesar Do Momento Chinês.

Legenda: Divulgação

Participação de players do segmento e fornecedores de equipamentos de alta tecnologia marcaram a edição deste ano.

Considerado um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, Exposibram, é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração, IBRAM, com participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

Negócios Já! esteve presente no ExpoMinas, na capital mineira, na abertura do evento e pode constatar a euforia contagiante de fornecedores industriais presentes. Além dos estandes no ambiente interno do ExpoMinas, parte do estacionamento foi tomado por expositores e suas máquinas/equipamentos gigantes, deixando a impressão de que o setor não se abateu com a fase recente do minério de ferro na China.

A Crise da China

A crise do aço na China e o arrefecimento da economia do país têm afetado o preço do minério de ferro e, consequentemente, as ações das mineradoras. Em agosto, o minério de ferro atingiu o menor preço desde 2022, com a cotação caindo para US$ 92,2 a tonelada em Qingdao, principal porto da região norte da China. Esse valor está abaixo do valor de referência do mercado, de US$ 100 a tonelada, que indica o ponto em que a produção se torna não lucrativa. A queda nas ações da Vale está diretamente atrelada à queda do preço do minério de ferro, que teve um recuo expressivo e, essa retração da tem a ver com o ceticismo do mercado com a economia chinesa.

Que venha a Bahia 2025

A edição 2204 da EXPOSIBRAM, o mais importante evento do setor mineral da América Latina, foi encerrado nesta 5ª feira (12/9), em Belo Horizonte (MG), com recorde de participantes (expositores e congressistas), de visitantes, de área ocupada e de negócios firmados. Para Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, IBRAM, organizador do evento, “os números mostram um ambiente salutar de negócios para os próximos anos tanto para as mineradoras quanto para a extensa cadeia de fornecedores a elas conectados”.

A Exposibram 2024 superou a expectativa e recebeu mais de 75 mil visitantes durantes os 4 dias de evento.  Foram montados mais de 600 estandes, em 15.000 m2, de diversos países, além do Brasil, como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru. O reencontro está marcado para Salvador, na Bahia, em que a feira acontecerá em 2025.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br