XEC é a nova variante da Covid e já foi registrada em 15 países
A nova linhagem do coronavírus, chamada XEC, está ganhando atenção das autoridades de saúde por seu rápido espalhamento, especialmente na Europa, e pode se tornar a variante dominante em breve. Ela é uma sublinhagem da variante Ômicron e foi detectada pela primeira vez em junho de 2024, em Berlim, na Alemanha. Desde então, foi registrada em pelo menos 15 países de três continentes (Europa, América e Ásia), embora ainda não haja casos no Brasil.
Especialistas, como o virologista Fernando Spilki, ressaltam que, apesar do potencial de transmissão mais alto da XEC, não há motivo para pânico. O surgimento de novas linhagens faz parte do processo natural de adaptação do vírus. O momento, segundo Spilki, é de monitorar a disseminação, especialmente com o aumento de interações sociais e o retorno às aulas no hemisfério norte, que costuma coincidir com um aumento de casos.
Os sintomas da XEC são semelhantes aos de outras linhagens da Covid-19, incluindo febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo, perda de olfato e apetite. A vacinação atualizada, incluindo as doses de reforço, segue sendo a principal medida de proteção contra quadros graves e hospitalizações causadas pela doença.
Foto destaque: Reprodução