22/11/2024
05:14

Operação Busca Coibir Desmatamento Da Mata Atlântica

Operação Busca Coibir Desmatamento Da Mata Atlântica

Edição anterior identificou quase 18 mil hectares desflorestados

Começou mais uma edição da campanha de combate ao desmatamento na Mata Atlântica em Minas e em outros 16 estados brasileiros. Batizada de “Operação Mata Atlântica em Pé”, a iniciativa é coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa). O resultado será apresentado no próximo dia 27, com transmissão on-line e ao vivo pelo Ministério Público de Minas Gerais.

De 2022 para 2023, o desmatamento no bioma teve uma diminuição de 27%, passando de 20.075 hectares para 14.697. Os dados são do Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que também mostram a queda do desmatamento em 13 dos 17 estados com cobertura do bioma — Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul e Pernambuco foram as exceções. No último ano, também foi identificada a retirada ilegal de 17,9 mil hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica pela Operação Nacional conduzida pelos ministérios públicos.

Em nota, o promotor de justiça do Ministério Público do Paraná e presidente da Abrampa, Alexandre Gaio defendeu que a operação consolidou uma cultura de fiscalização do desmatamento ilegal no bioma, por meio da utilização de inteligência e contínuo engajamento dos Ministérios Públicos e órgãos de fiscalização ambiental, “o que também tem contribuído para a redução dos índices de supressão ilegal e enfrentamento às mudanças climáticas”.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br