O Palmeiras alcançou a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro ao golear o Criciúma por 5 a 0, neste domingo (15/9), no Allianz Parque, pela 26ª rodada do torneio. Flaco López, Felipe Anderson, Tobias Figueiredo (contra), Estêvão e Raphael Veiga fizeram para o Verdão.
Com o resultado, o Palmeiras assumiu a vice-liderança do Brasileiro. Tem, agora, 50 pontos – três a menos do que o líder Botafogo. O Criciúma caiu para a 15ª colocação, com 28 tentos.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (22/9), quando enfrenta o Vasco, no Mané Garrincha, em Brasília, às 16h, pela 27ª rodada do Brasileiro. No mesmo dia e pela mesma rodada, o Criciúma duela com o Athletico-PR, no Heriberto Hulse, às 18h30.
O jogo
O Palmeiras foi fatal logo na primeira oportunidade e abriu o placar do jogo antes do primeiro minuto. Caio Paulista avançou pela esquerda e cruzou na área. Flaco López dominou de primeira, vencendo a marcação e finalizou de forma certeira para balançara rede de Gustavo. Aos quatro minutos, Richard Ríos quase fez o segundo. O colombiano recebeu pela direita e bateu de fora da área.
Pouco depois, Estêvão arriscou e mandou para fora. Antes dos dez minutos, o Criciúma teve a primeira boa chance. Em cobrança de falta, Marcelo Hermes carregou a bola e cruzou na cabeça de Arthur Caíke, que mandou para o meio da pequena área. Tobias Figueiredo tentou a conclusão, mas Weverton fez a defesa.
Felipe Anderson ampliou para o Verdão aos 15 minutos. Estêvão fez boa jogada pela direita e passou para Marcos Rocha, que cruzou na área para Felipe Anderson finalizar e fazer o segundo do Verdão aos 17. Na sequência, o Verdão chegou ao terceiro. Estêvão cruzou e a bola desviou em Tobias Figueiredo, sem chance para Gustavo. Aos 19, o Palmeiras saiu em bom contra-ataque, mas Estêvão parou na defesa do goleiro.
Aos 38, Estêvão arriscou e Gustavo espalmou. O Criciúma voltou a finalizar aos 35, com Patrick de Paula, em cobrança de falta, mas Weverton defendeu. na sequência, Matheusinho também tentou e mandou para fora. O Verdão até chegou a fazer o quarto gol, com Flaco López, mas a arbitragem assinalou impedimento.
2º tempo
De volta para o segundo tempo, o Criciúma buscou diminuir, mas não levou tanto perigo com tentativas de Matheusinho e Bolasie. O Palmeiras não perdoou e ampliou aos seis minutos. Estêvão saiu em contra-ataque trabalhado com Flaco López e Felipe Anderson, recebeu do camisa 9 na entrada da área e finalizou para balançar a rede do Criciúma, mais uma vez.
O Criciúma teve boa chance aos 18 minutos, quando Allano ia saindo cara a cara com Weverton, mas o atleta do Tigre foi puxado por Caio Paulista antes. Após revisão do VAR, o árbitro aplicou o cartão vermelho e o Palmeiras ficou com um a menos. Na sequência, aos 23, Matheusinho teve mais um chute perigoso e viu Weverton espalmar. O Palmeiras ampliou a goleada aos 31. Em cobrança de falta, Raphael Veiga mandou na gaveta, sem chance para Gustavo.
Na reta final, Raphael Veiga carregou bem a bola e abriu com Rony, que bateu cruzado para fora. Nos acréscimos, o camisa 23 cobrou mais uma falta, mas parou nas mãos do goleiro.
Ficha técnica
PALMEIRAS 5 X 0 CRICIÚMA
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 15 de setembro de 2024 (domingo)
Hora: às 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Cartão vermelho: Caio Paulista (Palmeiras)
Cartões amarelos: Dudu, Maia, Tobias Figueiredo (Criciúma)
Público: 40.035 torcedores
Renda: R$ 3.160.827,80
GOLS
PALMEIRAS: Flaco López (ao 1° minuto do 1°T), Felipe Anderson (aos 15 minutos do 1°T), Tobias Figueiredo (contra, aos 17 minutos do 1°T), Estêvão (aos seis minutos do 2°T) e Raphael Veiga (aos 31 minutos do 2°T)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Fabinho) e Mauricio (Vanderlan); Felipe Anderson (Raphael Veiga), Estêvão (Dudu) e Flaco López (Rony).
Técnico: Abel Ferreira
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Dudu), Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Fellipe Mateus), Newton, Patrick de Paula (Marquinhos Gabriel), Matheusinho e Arthur Caíke (Felipe Vizeu); Bolasie (Allano).
Técnico: Cláudio Tencati