19/09/2024
13:07

Comitê de Cultura em MG promove curso gratuito de elaboração de projetos em Timóteo

Comitê de Cultura em MG promove curso gratuito de elaboração de projetos em Timóteo

Nos próximos dias 14 e 16 de setembro, na cidade de Timóteo, o Comitê de Cultura em Minas Gerais, em parceria com o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, irá realizar um curso gratuito de elaboração de projetos culturais, no Auditório da Secretaria de Educação, na avenida Alameda 31 de Outubro, 405 Centro.

O curso, que será ministrado pelo produtor cultural João Michel, de Ipatinga, tem carga horária de oito horas e é voltado para produtores culturais, gestores, artistas, profissionais de ONGs e pessoas interessadas em cultura e transformação social.

No dia 14, o curso acontece de 14h às 18h e no dia 16, de 18h às 22h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário: Inscrições para o Curso de Elaboração de Projetos Culturais com João Michel – Timóteo MG (google.com)

Ementa do Curso

O Curso de Elaboração de Projetos Culturais visa capacitar agentes culturais e profissionais na criação, planejamento e financiamento de projetos, com foco em leis de incentivo e captação de recursos.

A metodologia inclui aula expositiva, discussão de casos reais e exercícios práticos. Serão abordados temas como: definição e impacto dos projetos culturais; tipos de projetos; planejamento estratégico; definição de objetivos, metas, cronogramas e equipe; identificação do público-alvo; leis de incentivo (Lei Rouanet, estaduais, municipais); captação de recursos e parcerias privadas; prestação de contas e transparência; entre outros assuntos relacionados.

Sobre João Michel

Agente cultural, tem um trabalho voltado para a viabilização de projetos de natureza cultural, com foco na transformação social. Acredita que a cultura tem o poder de transformar pessoas e empresas e é por isto que aprofundou seus estudos usando do comparativo entre as mais diversas formas de financiamento da cultura dentro do Brasil e fora dele. Este estudo possibilitou uma minuciosidade de detalhes sobre os mais diversos meios de investimentos (sejam por renúncias fiscais, financiamentos diretos ou indiretos).

Durante 4 anos (2009 a 2011), fez parte da Comissão Técnica de Análise de Projetos – CTAP da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. Também faz parte da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Ipatinga (MG) e é membro do CONSEC – Conselho Estadual de Política Cultura de Minas Gerais e do Conselho Nacional de Cultura.

Sobre o Comitê de Cultura em Minas Gerais

O Comitê de Cultura em Minas Gerais é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura (Minc). O programa visa a ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura.

Os Comitês de Cultura são redes estaduais de agentes, coletivos e instituições do campo da cultura. Em Minas Gerais, a articulação dessa rede é feita por quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs): AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs (Belo Horizonte), Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga). Para contribuir na democratização das políticas culturais, essas organizações são responsáveis por desenvolver atividades de mobilização, formação, apoio a projetos e parcerias e comunicação.

Sobre o Espaço Hibridus Ponto de Cultura

O Hibridus Dança, fundado em 2002 em Ipatinga, Minas Gerais, é um coletivo artístico que surge no bairro periférico Vila Celeste, estreitando laços com a cultura popular e a comunidade. Desde suas origens, o grupo tem se dedicado a enraizar a dança contemporânea no tecido cultural periférico, destacando-se por suas ações transformadoras que promovem a diversidade, fortalecem identidades culturais e fomentam a inclusão social.

Através de iniciativas como o ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga e o ENARTCinho – arte para as infâncias, ambos em sua 18ª edição, o Hibridus tem celebrado e revitalizado as tradições culturais locais, enquanto abre espaço para o diálogo entre diferentes gerações e realidades. A Acuenda – Manifestação Artística Cultural Pautada pela Diversidade de Gênero, em sua 3ª edição, reforça o compromisso do grupo com a diversidade e o respeito às identidades de gênero, além do Bosque Festival, Celebrart, – QCult, Espaço Hibridus Ponto de Cultura e o Seminaluz em parceria com a Cênika Eventos, entre outros.

Esses projetos não apenas proporcionam uma rica programação cultural, mas também desempenham um papel crucial na formação de uma consciência crítica e cidadã, incentivando a participação ativa na vida cultural e social. Ao manter viva a tradição das culturas locais e expandir seus horizontes para o cenário nacional e internacional, o Hibridus Dança se estabelece como um ponto de encontro vital entre arte, cidadania e cultura popular.

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br