19/09/2024
13:07

Brasileira fica tetraplégica após ingerir sopa contaminada nos EUA » Portal MaisVip

Brasileira fica tetraplégica após ingerir sopa contaminada nos EUA » Portal MaisVip

A brasileira precisa de ajuda financeira para família fazer o traslado

Claudia de Albuquerque Celada, uma jovem brasileira de 23 anos, contraiu botulismo enquanto fazia intercâmbio em Aspen, nos Estados Unidos, após ingerir uma sopa contaminada comprada em um supermercado. O botulismo, causado pela bactéria Clostridium botulinum, é uma doença rara e grave que pode paralisar o corpo.

Após sentir sintomas como falta de ar e tontura, Claudia foi hospitalizada em 17 de fevereiro de 2024. Nas semanas seguintes, seu estado piorou, levando à tetraplegia.

A jovem enfrentou uma longa internação, durante a qual os custos médicos nos EUA ultrapassaram US$ 2 milhões, devido à falta de um sistema de saúde pública gratuito no país. A família organizou uma campanha de arrecadação online para ajudar nas despesas.

No entanto, o hospital americano acabou assumindo o custo do transporte aéreo para que Claudia fosse transferida de volta ao Brasil. O seguro de saúde da intercambista cobriu apenas uma pequena parte dos custos médicos, e ela também foi incluída em um programa de assistência do governo dos EUA para cobrir parte das despesas.

Os médicos preveem a recuperação completa de Claudia, que já apresenta pequenos sinais de melhora. Apesar da gravidade da doença e da raridade do caso, os profissionais de saúde estudaram intensamente para tratá-la.

Foto destaque: Reprodução/arquivo pessoal

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br