Um jogador revelado pelo Atlético marcou um golaço olímpico, neste domingo (8/9), na vitória do Al Bataeh diante do Al-Jazira, por 2 a 1, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa da Liga dos Emirados Árabes. Apesar do triunfo, o time foi eliminado, pois perdeu a primeira partida por 3 a 1.
O golaço da cria da base do Galo lembrou, inclusive, os belos gols olímpicos marcados pelo Craque Neto nas décadas de 1980 e 1990. O ídolo do Corinthians também defendeu o Atlético na temporada de 1993.
Curiosamente, o jogador revelado pelo Atlético que marcou o golaço pelo Al Bataeh também é conhecido pela alcunha Neto.
O meio-campista Antônio Fialho de Carvalho Neto, de 21 anos, é cria da base do Galo. Ele começou a carreira em 2015 – no time sub-13 -, e pertenceu ao clube alvinegro até julho deste ano, quando foi transferido para os Emirados Árabes.
Antes de chegar ao Al Bataeh, Neto vestiu nesta temporada a camisa do Villa Nova por empréstimo do Atlético. Sendo assim, ele disputou o Campeonato Mineiro de 2024 – marcou dois gols em nove partidas.
Em 2023, o meia defendeu a Chapecoense, também por empréstimo.
Veja o golaço de Neto
Trajetória de Neto no Atlético
Neto foi o primeiro jogador nascido em 2002 a atuar como profissional no Brasil. Em 2019, o técnico Levir Culpi deu a chance de estrear pelo Atlético aos 16 anos na vitória por 1 a 0 sobre o Tombense, no Almeidão, em Tombos, pela primeira fase do Estadual.
Neto recebeu mais uma oportunidade no time principal naquele ano, mas voltou a jogar majoritariamente pelo sub-20 nas temporadas seguintes. Ele chegou a integrar o elenco vitorioso em 2021, mas disputou apenas 14 partidas com a camisa preta e branca.
O jogador deixou o Galo com as conquistas do Mineiro em 2021 e 2022, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2021, e da Supercopa do Brasil, em 2022.
Conforme apurou o No Ataque, o Galo recebeu uma pequena quantia pela liberação de Neto. O clube ainda terá direito a 40% de uma eventual venda futura do jogador.