O novo golpe do VPN cobra multa por uso da ferramenta para acessar o X, antigo Twitter
Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou os consumidores sobre o golpe do VPN. Este novo tipo de fraude envolve o recebimento de um e-mail, cobrando R$ 50 mil pelo uso de VPN para acessar o X, que foi suspenso no Brasil. Os golpistas utilizam o nome da agência ao fazer esta cobrança.
Através de uma nota, a Anatel reforçou: “O órgão regulador de telecomunicações reforça que as mensagens não são verdadeiras. Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem.”
Não necessariamente, os golpistas cobram o valor. Como de costume, o e-mail pode ser uma tentativa de phishing, que a vítima é induzida a clicar em um link e, assim, os criminosos obtém informações pessoais dela.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, estabeleceu uma multa de R$ 50 mil por dia para quem usasse VPN para acessar o X do Brasil. Apesar disso, ele não detalhou como será feita essa cobrança ou como este uso será fiscalizado.
Foto destaque: Reprodução/ROBERTO GARDINALLI