25/11/2024
00:27

Há 50 anos, Atlético enfrentava Benfica de Eusébio no Mineirão

Há 50 anos, Atlético enfrentava Benfica de Eusébio no Mineirão

Há 50 anos, Atlético enfrentava Benfica de Eusébio no Mineirão (Lance do duelo entre Atlético e Benfica no Mineirão)

Há exatos 50 anos, o Atlético protagonizava mais um jogo histórico no Mineirão, em Belo Horizonte. Na ocasião, a Taça Governador Rondon Pacheco era disputada em comemoração do aniversário de nove anos do Gigante da Pampulha.

Em 5 de setembro de 1974, depois de empatar com o Sporting comandado por Alfredo Di Stéfano (2 a 2), o Atlético mediu forças com o Benfica do lendário ex-atacante Eusébio, que vivia um de seus últimos anos no clube português.

A edição do Estado de Minas de 6 de setembro daquele ano relatou o confronto. De acordo com a crônica, o Galo não mereceu perder para o Benfica, que acabou por ficar com o título do aniversário do Mineirão.

As equipes protagonizaram duelo equilibrado no primeiro tempo. Com a saída de Eusébio na etapa complementar, o Atlético dominou o meio-campo e ameaçou a meta dos portugueses em diversas oportunidades.

O goleiro Bento fez ao menos cinco intervenções relevantes para evitar gols alvinegros. Até que um contra-ataque aos 35 minutos do segundo tempo originou escanteio para o time de Lisboa. Jordão marcou e selou a vitória do Benfica por 1 a 0.

Dadá Maravilha em disputa de bola durante duelo entre Atlético e Benfica no Mineirão - (foto: Arquivo EM)

Dadá Maravilha em disputa de bola durante duelo entre Atlético e Benfica no Mineirão(foto: Arquivo EM)

Naquela oportunidade, o Galo foi escalado pelo icônico Telê Santana com: Zolini; Getúlio, Grapete, Márcio e Cláudio; Vanderlei Paiva e Campos; Paulinho, Marcelo Oliveira, Dadá Maravilha e Romeu.

“O Atlético está bem. Faltou um pouco mais de tranquilidade nas finalizações, mas há de se levar em conta a grande categoria do goleiro do Benfica”, avaliou Telê após a partida.

A postura alvinegra foi motivo de elogios de Simões, jogador do Benfica. “O Cruzeiro é mais técnico, toca melhor a bola, mas o Atlético é um time de muita raça, muita garra, e se fecha com perfeição”, disse.

Este foi o único confronto entre Atlético e Benfica na história. O clube de Lisboa tem tradição no Velho Continente, com 38 títulos do Campeonato Português e dois da Champions League.

A notícia Há 50 anos, Atlético enfrentava Benfica de Eusébio no Mineirão foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br