19/09/2024
18:54

Jovem testa positivo para doença de carrapato ‘mais mortal do mundo’ » Portal MaisVip

Jovem testa positivo para doença de carrapato 'mais mortal do mundo' » Portal MaisVip

O jovem, de 14 anos, contraiu a febre hemorrágica advindo de um carrapato

No Paquistão, um jovem de 14 anos foi infectado, pela picada de um carrapato, e contraiu febre hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC). Esta é uma doença considerada uma das mais mortais do mundo, podendo causar, até mesmo, sangramento nos olhos.

Outra suspeita de infecção também aconteceu no Paquistão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta doença mata em até 40% dos casos e é transmitida aos humanos através de picada de carrapatos infectados. Ou ainda, pelo contato direto com o sangue de animais também infectados.

Essa febre hemorrágica é endêmica e acontece em locais com climas mais quentes. Quem informou à mídia sobre a infecção do jovem foi o Hospital Fatima Jinnah Chest, de Quetta.

“O paciente infectado está sendo tratado na ala de isolamento do Congo, mas temos outro paciente suspeito do Congo cujo relato ainda não foi confirmado”, disse o Dr. Zubair Mandokhail, superintendente médico adjunto da unidade.

Este já é o 23º caso de FHCC do país, com cinco mortes desde janeiro. O aumento de casos, geralmente, acontece próximo ao Eid, que é um festival islâmico celebrado após a peregrinação anual de Hajj. É nesta época que as pessoas compram e abatem mais animais.

Entre os sintomas, está um estado febril leve, como de uma gripe, até um quadro hemorrágico, falência múltipla dos órgãos e choque. Alguns cientistas temem que os carrapatos estejam saindo de seus locais e indo para outros países de Europa, devido ao aquecimento global.

Foto destaque: Reprodução/Pixabay

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br