O América deve anunciar nesta quarta-feira (28/8) seu novo treinador. O clube busca um substituto para Cauan de Almeida, demitido nesta terça (27) em razão dos resultados aquém das expectativas na Série B do Campeonato Brasileiro.
Embora esteja na sexta posição, com 35 pontos, o Coelho somou apenas 13 pontos nas últimas 10 rodadas – aproveitamento de 43,3% -, levando a diretoria a enxergar na troca de comando uma solução para a queda de desempenho.
A reportagem de No Ataque perguntou a Marcus Salum, presidente da SAF do América, se Lisca é o nome escolhido para a vaga de Cauan. O dirigente preferiu não adiantar nenhuma informação. “Só amanhã”, limitou-se a dizer por mensagem.
Segundo o jornalista Heverton Guimarães, tudo caminha para que Lisca seja confirmado como técnico do Coelho. A diretoria tinha ele e Eduardo Barroca, ex-Avaí, como principais opções.
O No Ataque também soube que outros profissionais foram avaliados pela cúpula americana, casos de Zé Ricardo, com trabalhos recentes em Cruzeiro e Goiás, e Fabio Matias, que dirigiu Botafogo e Coritiba em 2024.
Lisca no América
Lisca trabalhou no América entre janeiro de 2020 e junho de 2021. Em 78 partidas, ganhou 37, empatou 26 e perdeu 15. Seu maior feito foi a conquista do acesso elite do Brasileirão: vice-campeão da Série B, com 73 pontos.
O Coelho chegou muito perto da taça, pois terminou com campanha idêntica à da Chapecoense, que conquistou o título graças à vantagem no saldo de gols: 21 a 20.
Sob o comando de Lisca, o time também alcançou as semifinais da Copa do Brasil de 2020, sendo eliminado pelo campeão Palmeiras.
Na temporada 2021, o treinador pediu demissão do clube depois de começar o Brasileirão com três derrotas e cair na terceira fase da Copa do Brasil para o Criciúma – à época na Série C.
Técnico impôs condição para voltar a trabalhar
Sem clube há quase um ano, Lisca impôs uma condição para dirigir qualquer equipe no segundo semestre de 2024: a de ter continuidade para 2025. Caso não seja possível, o técnico de 52 anos indicou que recusará, pois não pretende, no momento, prender-se a desafios “emergenciais”.
“Estou procurando um projeto já atrelado ao ano que vem. Já recebi alguns convites, tenho alguns que aguardo ansioso, mas não vieram. Estou usando o ano para descansar, estudar, evoluir, e neste ano vou aceitar o convite que me dê a possibilidade de desenvolver nesse fim de ano com projeção para o ano que vem”.
Técnico Lisca, em entrevista ao canal GOAT nessa segunda-feira (26/8)
Desde a saída do América, Lisca durou pouco nas equipes. De julho de 2021 a outubro de 2023, o gaúcho de Porto Alegre esteve em Vasco, Sport, Santos, Avaí e Vila Nova-GO, totalizando, nesse período, somente nove vitórias em 35 jogos.