A reconstrução virtual da Boate Kiss foi usada em júri no Rio Grande do Sul
Com a demolição do prédio da Boate Kiss acontecendo, uma pesquisadora da UFSM desenvolveu um projeto 3D que servirá como ‘memorial virtual’ da casa de shows. A reconstrução da Boate Kiss está disponível para o público acessar, aqui.
A reconstrução deste modelo envolveu 16 pessoas, sob a coordenação de Virgínia Vecchioli, antropóloga. Ela explica que o objetivo do trabalho é preservar a memória e evitar novas tragédias.
“O memorial olha para o passado, mas seu intuito é de servir como uma alerta para o futuro. A memória importa sempre que traga ensinamentos para o futuro, para saber sobre a importância de preservar a vida, de cumprir as leis, de fazer entender que essas tragédias não mais podem acontecer”, diz.
Uma das novidades deste projeto, é a inclusão do depoimento de sobreviventes em alguns pontos do trajeto virtual.
“A compreensão do que aconteceu é resultado dessas diversas experiências que as pessoas tiveram. Porque o que importa é como as pessoas atravessaram, como esses jovens com 19, 20, 22 anos atravessaram esse momento que jamais pensaram que podia acontecer na vida deles. Por isso que a cada ambiente você tem a opção de escutar vários testemunhos”, comenta a antropóloga.
Foto destaque: Reprodução/UFSM