O chefe da ONU alertou sobre a rápida elevação do Oceano Pacífico
Nesta terça-feira (27), o chefe e secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta em todo o mundo sobre a rápida elevação do nível do Oceano Pacífico.
De acordo com o relatório apresentado pela ONU, as temperaturas nos oceanos estão se elevando mais rápido que as médias globais.
Segundo pesquisas, o aumento do nível do mar acontece em consequência do aumento das temperaturas. Essas temperaturas elevadas causam o derretimento das calotas polares. Assim, a medida que o gelo derrete, o nível do mar se eleva.
No relatório, é possível ver que os mares tiveram uma elevação de 15 centímetros nas últimas três décadas em algumas regiões do Pacífico.
O nível do alerta é global porque a elevação do Pacífico pode afetar diversas comunidades costeiras. Entretanto, as ilhas na região estão muito mais expostas.
“Estou em Tonga para emitir um SOS mundial [‘salvem nossos mares’, do inglês ‘save our seas’] sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Uma catástrofe em escala mundial está colocando em risco este paraíso do Pacífico”, afirmou Guterres.
Foto destaque: Reprodução/Getty Images