22/11/2024
03:43

O tabu de 26 anos quebrado pelo Cruzeiro contra o Boca no Mineirão

Jogadores do Cruzeiro comemorando gol contra Boca Juniors (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Ao eliminar o Boca Juniors no Mineirão, nessa quinta-feira (22/8), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro quebrou longo tabu: havia 26 anos que o time celeste não sabia o que era eliminar um time argentino em uma competição internacional.

A última ocasião em que a Raposa avançou em mata-mata contra equipe do país vizinho tinha sido em 1998, nas semifinais da extinta Copa Mercosul, contra o San Lorenzo. Naquela edição do torneio, a equipe celeste também eliminou outro argentino: o River Plate, nas quartas de final.

Aquele ano também foi o último em que o Cruzeiro conquistou um título internacional. Após vencer a Libertadores de 1997, o time celeste creditou-se a disputar a Recopa Sul-Americana de 1998, contra o River Plate. Na ida, a Raposa venceu por 2 a 0, no Mineirão, e, na volta, selou a conquista ao golear por 3 a 0 o adversário em pleno Estádio Monumental de Núñez.

As eliminações do Cruzeiro para Argentinos nos últimos 26 anos

  • 2005: caiu para o Vélez Sarsfield nas oitavas da Sul-Americana, após derrota por 3 a 2 no placar agregado
  • 2008: caiu para o Boca Juniors nas oitavas da Libertadores, após derrota por 4 a 2 no agregado
  • 2009: perdeu a final da Libertadores para o San Lorenzo, após derrota por 2 a 1 em pleno Mineirão (a ida terminou em empate por 0 a 0)
  • 2014: caiu nas quartas de final da Libertadores para o San Lorenzo, após derrota por 2 a 1 no agregado
  • 2015: caiu nas quartas de final da Libertadores para o River Plate, após traumática goleada por 3 a 0 sofrida em pleno Mineirão (na ida, a Raposa havia vencido por 1 a 0, na Argentina)
  • 2018: caiu nas quartas de final da Libertadores para o Boca Juniors, após derrota por 2 a 0 no agregado
  • 2019: caiu nas oitavas de final da Libertadores para o River Plate, após empate por 0 a 0 nos dois jogos e vitória dos argentinos na disputa por pênaltis

Confira a matéria completa em: noataque.com.br