25/11/2024
02:14

Timóteo avança nos anos iniciais do ensino fundamental conforme levantamento do Ministério da Educação

Timóteo avança nos anos iniciais do ensino fundamental conforme levantamento do Ministério da Educação

O Município de Timóteo foi destaque ao ocupar as primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgada pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do levantamento, feito em 2023, foi anunciado no dia 14 de agosto. Esse é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. 

Nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) Timóteo alcançou a nota 6,6 ficando acima da média nacional que foi de 6 pontos e também da média do Estado de Minas Gerais que pontuou em 6,3. Dessa forma o município superou a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021) que era 6 pontos. 

Divulgado a cada dois anos, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota obtida por Timóteo no Ideb para os anos iniciais superou as marcas obtidas pelos demais estados da região Sudeste como Espírito Santo, que obteve a pontuação de 6,3; São Paulo (6,5) e Rio de Janeiro (5,9). 

“Fico extremamente feliz com esse resultado o que demonstra que o nosso planejamento e os investimentos que fizemos na Educação foi acertado. Nesse momento é preciso agradecer a toda a equipe da Secretaria de Educação, professores, diretores e demais profissionais que contribuíram para essa marca que, na minha opinião, é histórica e nos estimula a continuar avançando. Não podemos esquecer também de cumprimentar os alunos pelo comprometimento que garantiu esse desempenho”, afirmou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa.  

A pontuação obtida por Timóteo no Ideb ficou acima também das cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço sendo que Ipatinga fechou o levantamento com 6,5; Coronel Fabriciano, 6,4; e Santana do Paraíso, 6,2. “Vamos continuar melhorando os nossos indicadores no Ideb para que Timóteo se mantenha como referência de ensino público de Minas Gerais”, destacou Professor Vespa.

Confira a matéria completa em: soaquinoticias.com.br