22/11/2024
02:48

Veja fotos da primeira superlua do ano no céu de Governador Valadares

Veja fotos da primeira superlua do ano no céu de Governador Valadares

Lua cheia de agosto recebeu, além de “superlua”, o nome de “superlua azul”. Apesar da cor, o astro foi visto, em alguns locais do país, em um tom mais alaranjado. Superlua em Governador Valadares
Fábio Monteiro/Inter TV dos Vales
A primeira superlua do ano foi vista no céu nessa segunda-feira (19). Em Governador Valadares também foi possível vizualizar o fenômeno. (veja imagens abaixo)
Apesar do nome “superlua azul”, a lua cheia de agosto não tinha essa coloração. Esse nome foi escolhido porque dois eventos aconteceram ao mesmo tempo: a superlua e a lua azul.
A superlua acontece quando o astro está em seu ponto mais perto de órbita com a Terra. Já a lua azul, não está relacionada a cor, e sim por ser uma lua “extra”.
Cada estação possui apenas uma lua cheia. No entando, o calendário nem sempre se alinha ao ciclo lunar. Quando mais de uma lua cheia ocorre na estação, os astrólogos chamam de lua azul.
1ª superlua do ano
Em alguns lugares do país, quem olhou para o céu para observar o fenômeno viu uma lua mais alaranjada.
A mudança na cor do astro, pode ser reflexo da poluição e dos incêndios. Quanto mais poluído o ar, mais vermelho é o tom da lua. E quanto mais ao horizonte a lua se encontrar, mais vermelha vai parecer, por conta do reflexo da luz nas partículas de poluição.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A superlua acontece quando a Lua Cheia está no ponto mais próximo da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas nessa segunda, esteve a 362 mil quilômetros do nosso planeta.
Assim, o satélite natural fica aparentemente, maior e mais brilhante.
A próxima vez que a lua chegará tão perto da terra de novo, será em 2034.
Veja + FOTOS da superlua azul
Superlua
O termo superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra.
Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre lua e Terra que caracteriza o fenômeno.
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Confira a matéria completa em: g1.globo.com