O Atlético conta com um retrospecto favorável de brasileiros diante do San Lorenzo para tentar avançar às quartas de final da Copa Libertadores. Após o empate por 1 a 1 na ida, os times voltam a se enfrentar nesta terça-feira (20/8), às 21h30, na Arena MRV.
Historicamente, o time argentino demonstra dificuldades contra clubes do Brasil jogando como visitante. Em 30 partidas, venceu apenas três, empatou oito e perdeu 19. Marcou 22 vezes e sofreu 45 gols.
O último triunfo foi sobre o Athletico-PR. Em 2017, o Ciclón bateu o Furacão por 3 a 0 na Ligga Arena, em Curitiba, pela fase de grupos da Libertadores. O time também venceu Guarani e Corinthians ao longo da história.
Desde a vitória sobre o clube paranaense, o San Lorenzo soma três empates e três derrotas em território brasileiro. O clube encarou o próprio Atlético, Fortaleza, São Paulo, Santos e Palmeiras (em dois jogos) em confrontos por Libertadores e Sul-Americana.
A última partida foi ainda nesta temporada. Diante do Verdão, o clube argentino empatou por 0 a 0 no Allianz Parque na última rodada da fase de grupos e terminou em segundo lugar no Grupo F, com oito pontos.
Retrospecto do San Lorenzo contra brasileiros como visitante
- 30 jogos
3 vitórias
8 empates
19 derrotas
18,8% de aproveitamento
22 gols marcados
45 gols sofridos - Times enfrentados: Athletico-PR, Atlético, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fortaleza, Guarani, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco
Atlético contra argentinos na Libertadores
Se por um lado o San Lorenzo tem tido dificuldades contra os brasileiros, o Atlético não sabe o que é perder para um clube argentino na Libertadores há 12 anos.
Neste período o Galo disputou 12 jogos, com sete vitórias e cinco empates. O último revés do Atlético diante de uma equipe argentina na competição ocorreu na campanha vitoriosa de 2013. Em 3 de julho daquele ano, no confronto de ida da semifinal, o Galo foi derrotado pelo Newell’s Old Boys, por 2 a 0, no Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário.
Apesar dos retrospectos históricos, o alvinegro pode se classificar sem vencer ou ser derrotado, já que novo empate leva a decisão para a disputa de pênaltis.