Doença é transmitida principalmente pelo mosquito do gênero Culicoides, conhecido como “maruim”, “borrachudo” ou mosquito “pólvora”. Caso de febre oropouche é registrado em Gonzaga.
Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira (29), um caso de febre oropuche em Gonzaga.
Não há informações sobre a idade e o estado de saúde do paciente. Por vezes, a doença é confundida com outras enfermidades, por causa das características parecidas.
Assim como a dengue, zika e chikungunya, a oropuche apresenta sintomas como como febre, e dor muscular.
Pessoas com sintomas mais graves da doença podem apresentar quadros com dores de cabeça mais intensas, além de diarreia e náusea.
Entenda o que é Febre do Oropuche, que teve dois casos confirmados em Pernambuco; mosquitos, sintomas e prevenção
Febre do Oropouche: há risco de surto de uma ‘nova’ doença no Brasil? Entenda origem, sintomas e tratamento
Dois casos de febre oropouche são confirmados em Ipatinga
A doença é transmitida principalmente pelo mosquito do gênero Culicoides, conhecido como “maruim”, “borrachudo” ou mosquito “pólvora”, que reproduz em lugares alagados, como beira de córregos e cachoeiras, e onde existe matéria orgânica em decomposição (madeiras apodrecidas, fezes de animais e touceiras de bananeira).
???? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Ainda não há vacinas ou tratamentos para prevenir ou tratar a febre opolouche. O tratamento é feito com uso de analgésicos, repouso e reidratação.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.