22/11/2024
14:13

Conmebol continua sem reconhecer Seabra como técnico do Cruzeiro; entenda

Conmebol continua sem reconhecer Seabra como técnico do Cruzeiro; entenda

Com o envio da lista de inscritos para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, ficou confirmada uma situação inusitada com relação ao Cruzeiro: Fernando Seabra ainda não é reconhecido como o técnico do time pela Conmebol. Esse é um problema enfrentado desde a fase de grupos.

Na relação oficial, o treinador é Wesley Carvalho, que, na prática, é auxiliar fixo da equipe profissional, ao lado de Moisés Moura e Álvaro Martins. Já Seabra, nos jogos do torneio internacional, é registrado pelo clube como preparador físico – mas pode passar instruções à beira de campo normalmente. Por quê?

O profissional de 47 anos não tem a Licença PRO da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), exigida pela entidade desportiva para técnicos em competições organizadas por ela. Para isso, ele precisa da Licença A da CBF, que ainda não está concluída.

Conforme Seabra, a razão para isso é o tempo. “Em função do calendário da base, não pude fazer os dias que me restam de aula presencial da licença. Tenho todos os trabalhos entregues. São dois módulos, e consegui fazer um”, disse o treinador em abril, que era do sub-20 da Raposa entre 2023 e 2024.

“Mas em preparação de Copa São Paulo, complica. Já era para ter terminado, mas o calendário não deixou. Faltam apenas alguns dias para assistir, e, tendo a carteirinha, eu posso assinar como treinador principal”, concluiu. A tendência é que Seabra tire a Licença PRO entre o final deste ano e o início do próximo.

Como não é oficialmente o técnico da equipe estrelada nas partidas da Sul-Americana, Seabra não pode conceder a entrevista coletiva pós-jogo, dada ao lado de um jogador. No entanto, ele costuma falar com a imprensa na zona mista, quando a delegação se dirige ao ônibus.

Inscritos

Para as oitavas de final da Sul-Americana, na qual o Cruzeiro enfrentará o Boca Juniors, o Cruzeiro pôde incluir cinco atletas na lista inicial, que contava com 50 nomes. Foram inscritos o goleiro Cássio, os meio-campistas Walace e Matheus Henrique e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge – o zagueiro Jonathan Jesus e o volante Fabrizio Peralta ficaram de fora.

Em compensação, saíram o goleiro Rafael Cabral, o lateral-direito Helibelton Palacios e os atacantes Rafael Bilu, João Pedro e Rafael Elias, todos negociados com outros clubes. O treinador da primeira lista era o argentino Nicolás Larcamón, demitido em abril.

Confira a matéria completa em: zug.net.br