O Hospital Márcio Cunha (HMC) enfrenta uma situação crítica devido à baixa quantidade de doadores de sangue. O estoque de plaquetas está em nível alarmante, e é urgente a necessidade de doações para restaurar os níveis necessários no banco de sangue.
As plaquetas são produzidas a partir da doação de todos os tipos sanguíneos, mas possuem um prazo de armazenamento de apenas cinco dias. Em comparação, outros hemocomponentes, como o concentrado de hemácias e o plasma, têm durações muito maiores – aproximadamente 35 dias para as hemácias e até um ano para o plasma e o CRIO.
“Devido à alta rotatividade e à curta validade das plaquetas, precisamos de doadores contínuos e diários para garantir que nosso estoque esteja sempre adequado”, explica a Dra. Elisa Helena Russo Gomes, médica hematologista do HMC. “Recentemente, o número de doações tem sido insuficiente, e pedimos que todos que possam comparecer para doar sangue façam uma boa ação para ajudar aqueles que precisam.”
O HMC convida pessoas de todos os tipos sanguíneos, com idade entre 16 e 69 anos, a participar desta causa nobre e voluntária. Para doar, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 52 quilos, manter comportamento sexual seguro e não ter doado sangue nos últimos 90 dias (para mulheres) ou 60 dias (para homens). Não é necessário estar em jejum para a doação.
Para mais informações ou para agendar uma doação, entre em contato com o setor de hemoterapia do Hospital Márcio Cunha:
- Presencialmente, na unidade I do Hospital Márcio Cunha
- Por telefone: (31) 3829-9600
- Por WhatsApp: (31) 99686-1060 ou (31) 98480-8199
Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais para realizar a doação.
Contamos com sua solidariedade para ajudar a salvar vidas!