Uma chegada cercada por expectativas, mas também por cobranças: assim foi o reinício do lateral-direito Mariano no Atlético. Em sua segunda passagem pelo clube, o jogador sofreu com críticas que julga como “maldosas” por parte da imprensa.
Mariano voltou ao Galo em julho de 2020, 12 anos após ser dispensado pelo clube por ter deixado a concentração sem permissão da diretoria. Em relato no The Players’ Tribune, nesta segunda-feira (12/8), o camisa 25 contou que se sentiu pressionado para “se redimir”.
“E eu já imaginava como seria no Atlético. Se jogasse mal três ou quatro jogos, iam começar: “Ah, tá velho… Veio só pra se aposentar”. Tudo bem, eu estava preparado pra esse tipo de coisa. O que eu não esperava era que parte da imprensa seria tão maldosa a ponto de dizer que eu tinha voltado pra me “redimir” daquele caso de indisciplina de 2008, quando eu tinha 22 anos”.
Mariano, lateral-direito do Atlético
Questionamentos de Mariano
Mariano retornou ao Atlético após uma passagem bem sucedida na Europa, tendo defendido o Bordeaux, da França, o Sevilla, da França, e o Galatasaray, da Turquia. Diante disso, o lateral lamentou a postura de alguns jornalistas na época.
“Pô, eu estava com 34 agora. Campeão no Fluminense, na Espanha, na Turquia. Nove anos de Europa. Champions League. Convocações para a Seleção Brasileira. E os caras me perguntando se eu vinha pra dar a volta por cima?? Sério?”, disse.
Além disso, o lateral citou a importância que aquele ano tinha para o Atlético e como ele estava motivado para ter uma boa temporada, principalmente no ano seguinte – o que acabou ocorrendo, com as conquistas do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro.
“Minha volta por cima eu dei nos últimos 14 anos, vocês não acompanharam, não? Eu tô no Galo de novo porque a proposta de trabalho é boa, porque o clube é muito grande e porque eu posso contribuir com o projeto ambicioso que a diretoria traçou pro ano que vem. Até porque 2021 era um ano-chave pro Atlético: meio século desde a conquista do Brasileiro de 1971”, contou.
Mariano pelo Atlético
- Jogos: 175 (19 na primeira passagem, em 2008, e 156 na segunda, entre 2020 e 2024)
- Gols: 1
- Assistências: 10
- Títulos: 7 – Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021), Supercopa do Brasil (2022), Campeonato Mineiro (2021, 2022, 2023 e 2024)