Se o Brasil é o país do futebol, o Uzbequistão pode ser chamado de o país das lutas. Nos Jogos Olímpicos de Paris, os uzbeques conquistaram 13 medalhas, sendo que apenas uma delas não saiu das modalidades de combate corporal.
O desempenho deixou o país asiático na 13ª posição do quadro de medalhas da Olimpíada. Ao todo, foram oito ouros, duas pratas e três bronzes.
Antigo membro da União Soviética, o Uzbequistão participou de forma independente dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em Atlanta 1996. Somadas as conquistas em Paris, o país tem 49 medalhas olímpicas (18 ouros, oito pratas e 23 bronzes).
Desempenho do Uzbequistão nos Jogos Olímpicos de Paris
O carro-chefe do Uzbequistão nos Jogos Olímpicos foi o boxe, modalidade que rendeu as medalhas de ouro para o país. Os responsáveis por isso foram: Hasanboy Dusmatov (51kg masculino), Abdumalik Khalokov (57kg masculino), Asadkhuja Muydinkhujaev (71kg masculino), Lazizbek Mullojonov (92kg masculino) e Bakhodir Jalolov (92kg+ masculino).
O judô foi o segundo esporte em que o país teve mais sucesso, com três medalhas. A judoca Diyora Keldiyorova foi ouro na categoria até 52kg, enquanto Muzaffarbek Turoboyev (até 100kg masculino) e Alisher Yusupov (100kg+ masculino) levaram o bronze.
Na luta livre foram duas medalhas: ouro com Razambek Zhamalov (74kg masculino) e bronze com Gulomjon Abdullaev (57kg masculino). A mesma quantidade foi conquistada no taekwondo: Ulugbek Rashitov, ouro na categoria masculina até 68kg, e prata na categoria feminina acima dos 67kg.
A única medalha que não saiu das lutas foi a de Akbar Djuraev, que competiu nos 102kg masculino do levantamento de peso. O uzbeque ficou com a prata ao levantar 404kg.
Uzbequistão nos Jogos Olímpicos: os esportes e as medalhas
- Boxe: cinco ouros
- Judô: um ouro e dois bronzes
- Luta livre: um ouro e um bronze
- Taekwondo: um ouro e uma prata
- Levantamento de peso: uma prata