22/11/2024
03:07

País mais populoso do mundo termina Olimpíada sem medalha de ouro < No Ataque

Neeraj Chopra (à esquerda) ficou com a prata no lançamento de dardo (foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

O quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos traz inúmeras curiosidades sobre a tradição esportiva de cada país. Por um lado, a Nova Zelândia, com cerca de 5 milhões de habitantes, esteve perto do top 10 ao ganhar 10 ouros, sete pratas e três bronzes. Em contrapartida, a Índia, nação mais populosa do mundo, com 1,417 bilhão de pessoas, sequer celebrou o lugar mais alto do pódio.

A delegação indiana em Paris 2024 teve 117 atletas – 70 homens e 47 mulheres. Eles competiram em 69 eventos de atletismo, badminton, boxe, golfe, hipismo, hóquei, judô, levantamento de peso, natação, remo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela e wrestling. Ao todo, o país asiático obteve seis medalhas – uma de prata e cinco de bronze -, terminando em 71º lugar geral.

A prata da Índia em Paris foi conquistada do lançamento de dardo, que faz parte do atletismo. Neeraj Chopra arremessou a uma distância de 89,45 metros, sendo superado somente pelo paquistanês Arshad Nadeem, com 92,97m.

Entre os bronzes, o país superpopuloso honrou a tradição no hóquei sobre a grama, do qual foi campeão olímpico em 1956, 1964 e 1980. Na capital da França, a Índia bateu a Espanha na disputa pelo terceiro lugar.

As outras quatro medalhas vieram no tiro esportivo – Swapnil Kusale (carabina 50m), Manu Bhaker (pistola de ar 10m) e equipes mistas (pistola de ar 10m) – e no wrestling, com Amanda Aman (categoria 57 kg).


Seleção da Índia de hóquei na grama ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris (AFP PHOTO)

Índia quer sediar Olimpíada

Longe de ser uma potência olímpica – tem 41 medalhas na hisória (10 de ouro, 10 de prata, 21 de bronze) -, a Índia quer sediar os Jogos em 2036. O anúncio da candidatura foi feito ainda em 2023 pelo primeiro-ministro Narendra Modi.

A Índia não poupará esforços para organizar os Jogos Olímpicos na Índia em 2036. Esse é o sonho antigo de 1,4 bilhão de indianos, é a aspiração deles. Estou confiante de que a Índia terá o apoio do COI

Narenda Modi, em outubro de 2023

A Índia terá forte concorrência no pleito, pois México, Indonésia, Turquia e Polônia também pretendem receber a Olimpíada

As duas próximas sedes já estão definidas. Em 2028, Los Angeles, nos Estados Unidos, abrigará as competições. Quatro anos depois, em 2032, será a vez de Brisbane, na Austrália.

Nos Jogos de 2028, a Índia é uma das favoritas a faturar medalha no críquete, que retornará ao programa olímpico depois de 128 anos. O esporte é bastante praticado no país, bem como no Paquistão e na África do Sul.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br