21/11/2024
22:24

Fissuras em barragem de Ouro Preto alertam a população » Portal MaisVip

Fissuras em barragem de Ouro Preto alertam a população » Portal MaisVip

As fissuras elevaram o risco do rompimento de mais uma barragem em MG

Na última segunda-feira (05), a Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou uma inspeção na barragem de rejeitos Forquilha V, da Vale, localizada em Ouro Preto. Nesse sentido, a agência constatou o surgimento de fissuras na estrutura da barragem, o que elevou o alerta para um possível rompimento.

Esta inspeção exigiu que a mineradora realizasse a limpeza e o monitoramento constante da progressão ou estabilização dessas fissuras.

A Vale, ainda, deve realizar inspeções diárias, enviar relatórios com o acompanhamento completo da situação da estrutura, das medidas de segurança e um estudo sobre as possíveis causas das fissuras.

Por outro lado, a Vale ressaltou que o surgimento dessas fissuras não altera as condições de estabilidade da barragem, que permanece em conformidade e fora da situação de emergência.

Além disso, afirmou que um plano de ação está em andamento para o cumprimento das condições previstas pela ANM e que, ainda, a Forquilha V é monitorada 24h por dia através do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

A Vale destacou que as fissuras na Forquilha V não afeta a estrutura de outras barragens do complexo. Por outro lado, a Forquilha III está no mais alto nível de emergência, e localiza-se próxima da V.

Minas Gerais tem 50 barragens em níveis de alerta

Dados da ANM mostram que, das 337 barragens de mineração no estado de Minas Gerais, 50 estão com estado de alerta ou em algum nível de emergência.

Dessas 50, 20 estão em estado de alerta, 23 em nível de emergência 1, quatro barragens em emergência 2 e três no último nível de emergência (3).

Essa classificação utilizada pela Agência Nacional de Mineração divide-se em três níveis de emergência e um estado de alerta. O nível três representa o cenário mais crítico dessa escala e indica que há chance de rompimento iminente.

Já o estado de alerta foi criado após atualizações das leis relacionadas ao monitoramento de barragens. Sendo assim, o nível mais baixo da escala.

Foto destaque: Reprodução

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br