Nadadora holandesa, Sharon van Rouwendaal venceu, nesta quinta-feira (8/8), a prova da maratona aquática 10 km na Olimpíada. Emocionada com a conquista, ela dedicou a medalha de ouro para seu pet, que faleceu neste ano.
Rouwendaal contou que ficou muito abalada com a perda do cachorro ‘Rio’, que recebeu esse nome em homenagem à participação da dona nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
“Eu não liguei para natação por três semanas, ele era meu pequeno bebê”, disse.
A nadadora, que tem uma tatuagem em homenagem ao animal, explicou que o pet, que faleceu em abril, teve complicações após um procedimento cirúrgico.
“Ele precisou de uma pequena cirurgia nos pulmões. Eu dei para ele na expectativa de que poderíamos viver juntos na minha casa na Holanda depois dos Jogos Olímpicos. Ele teve complicações depois da cirurgia e faleceu”, continuou.
Ela afirmou ainda que a perda de ‘Rio’ a motivou para ter um bom desempenho.
“Eu estava tipo ‘vamos tentar e vou nadar por ele com meu coração inteiro’. Eu fiz e ganhei por ele”, completou”, concluiu.
A prova
Sharon van Rouwendaal ficou na primeira posição na disputa da maratona aquática 10 km nos Jogos de Paris 2024, no Rio Sena. Ela terminou a prova em duas horas, três minutos e 34 centésimos (2:03:34).
As brasileiras Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut participaram da prova e ficaram na quarta e décima primeira colocação, respectivamente.