Ana Marcela Cunha não conseguiu defender o ouro na maratona aquática. Campeã em Tóquio 2020, a brasileira terminou em quarto lugar a prova desta quinta-feira (8/8) no Rio Sena, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O ouro ficou com a holandesa Sharon van Rouwendall, a prata com a australiana Moesha Johnson e o bronze com a italiana Ginevra Taddeucci.
Ana Marcela esteve no pelotão da frente durante quase toda a prova. Chegou, inclusive, a ficar na zona de medalha, mas não aguentou o ritmo das três primeiras no Rio Sena.
A brasileira terminou a prova em 2h04m15s7. Ela ficou 33 segundos atrás da terceira colocada (2h03m42s8). A campeã Sharon van Rouwendaal finalizou os 10 quilômetros em 2h03m34s2.
Lenda da modalidade, Ana Marcela teve um ciclo de altos e baixos a caminho de Paris. Ela teve de lidar com lesões em 2023, mas se recuperou bem e chegou a ganhar a etapa da Itália da Copa do Mundo, em maio.
A boa recuperação a fez chegar aos Jogos Olímpicos como uma das favoritas ao pódio. Mas não deu para a baiana de 32 anos.