O Brasil terá uma representante na final do skate park feminino nos Jogos Olímpicos de Paris: Dora Varella terminou a fase classificatória em oitavo lugar, garantindo a última vaga na decisão. Isadora Pacheco e Raicca Ventura também competiram, mas não se classificaram.
Dora Varella fez 82.29 em sua melhor volta. Ela foi a última brasileira a entrar na pista, na quarta e última bateria no parque urbano La Concorde, subiu a nota de corte e acabou “eliminando” as compatriotas.
Isadora Pacheco terminou em nono, uma posição fora da zona de classificação, com 82.07. Atual campeã brasileira, ela estava em posição para avançar até a última bateria, mas perdeu o posto para Dora e ainda viu outras adversárias a superarem para dar adeus à competição.
Raicca Ventura registrou 76.24 e foi a 12ª. Assim como Isadora, ela estava provisoriamente na zona de classificação, em 8º, mas foi superada pela compatriota Dora e por outras skatistas e viu sua posição na tabela geral cair.
Número 1 do mundo e prata em Tóquio, a japonesa Hiraki Cocona ficou em primeiro, com 88.07. Já atual campeã olímpica, Sakura Yosozumi, também do Japão, ficou fora, em 10º. Sky Brown, bronze na última edição dos Jogos, terminou em quarto (84.75).
A final do park feminino, valendo medalha, será às 12h30 desta terça (6). Já os homens vão à pista na quarta (7) para as preliminares, às 7h30.
Dora e Isadora foram para as Olimpíadas pela segunda vez, tendo ficado respectivamente em 7º e em 10º em Tóquio, enquanto Raicca fez a sua estreia olímpica. Na última edição dos Jogos, estreia do skate como modalidade no circuito, a terceira representante do Brasil foi Yndiara Asp, que terminou em 8º.
CLASSIFICADAS À FINAL
Cocona Hiraki, do Japão: 88.07
Bryce Wettstein, dos EUA: 85.65
Hinano Kusaki, do Japão: 85.11
Sky Brown, da Grã-Bretanha: 84.75
Heilli Sirvio, da Finlândia: 83.42
Trew Arisa, da Austrália: 82.95
Naia Laso, da Espanha: 82.49
Dora Varella, do Brasil: 82.29
COMO FOI A PROVA
A primeira bateria não contou com brasileiras, mas teve as japonesas Sakura Wosozumi, atual campeã olímpica, e Cocona Hiraki, número um do mundo, em ação. Cocona, inclusive, terminou em 1º, registrando 88.07 pontos em sua melhor volta de 45s. A norte-americana Bryce Wettstein veio em segundo (85,65), na frente da também japonesa Hinamo Kusaki (85,11). Yosozumi ficou em quarto, com apenas 79,7.
Duas brasileiras entraram na pista na bateria seguinte. Raicca fez uma primeira volta segura, para ganhar confiança, e animou a torcida. Ela recebeu 76.24 pontos e pulou parcialmente para a quinta posição, mas distante das três primeiras.
A chineza Haohao Zheng, caçula das Olimpíadas com apenas 11, também esteve em ação, mas não foi bem. Isadora atual campeã brasileira do STU, teve uma boa primeira volta e registrou 82.07 pontos, pulando para quarto.
Já na segunda volta, Raicca ia se soltando na pista e dava indícios de que poderia melhorar a nota, mas caiu na reta final e ficou com 64.33. Isa foi na mesma toada, acertando sua sequência e empolgando, só que sofreu uma queda ao tentar emplacar a última manobra e registrou 63.66, abaixo de sua primeira corrida.
As duas brasileiras também caíram em suas terceiras voltas. Raicca ficou em situação complicada, estando provisoriamente em 6º, e precisando “secar” as adversárias na sequência, enquanto Isadora estava em 5º.
A terceira bateria foi boa para as brasileiras. Das seis skatistas que entraram, apenas a fenômeno britânica Sky Brown as ultrapassou na classificação.
Medalhista de bronze em Tóquio, ela registrou 84.75 e pulou para quarto, empurrando Isadora para 6º e Raicca, para 8º, última posição na zona de classificação. A norte-americana Ruby Lilley até ameaçou, beirando os 75, mas caiu na última tentativa e permaneceu atrás de Raicca.
Já a quarta e última não teve final feliz para duas do trio do Brasil. Dora foi à pista e começou bem, registrando 76.57 em sua primeira volta. Ela assumiu a oitava colocação, ficando à frente e eliminando Raicca, mas foi logo ultrapassada pela australiana Ruby Trew, que fez 77.89 pontos.
Depois, a espanhola Naia Laso e a finlandesa Heilio Sirvio ainda subiram o sarrafo, com 82.49 e 83.42, ameaçando as brasileiras e fazendo Isa cair para 8º.
Dora foi para a segunda corrida precisando melhorar sua pontuação para sonhar com a classificação. E conseguiu. Acertou todas as manobras em uma série mais elaborada e recebeu 82.29.
Ela assumiu a oitava posição e, com isso, acabou com as chances de Isadora de avançar. A skatista de 23 anos não repetiu a performance na terceira volta, mas a adversária que poderia ultrapassá-la não conseguiu uma pontuação maior. (Thiago Arantes e André Martins – Folhapress)