Rebeca Andrade adquiriu uma importante vantagem estratégica na disputa contra Simone Biles na final do salto da ginástica artística na Olimpíada de Paris 2024. A prova será neste sábado (3/8), a partir das 11h20 (de Brasília), na Arena Bercy, na capital francesa.
A brasileira saltará depois da estadunidense. Com isso, Rebeca poderá definir melhor qual será a estratégia do próprio salto e saberá de antemão qual nota precisará alcançar para conquistar o bicampeonato – ela levou o ouro nos Jogos de Tóquio 2020, sem Biles na disputa.
Explica-se: Simone Biles deverá tentar o salto Biles II, cujo nível de dificuldade atribuído é de 6.4. É um valor altíssimo, o mais alto entre todas as competidoras, o que infla a nota final da estadunidense.
Rebeca, por sua vez, tem duas alternativas: repetir o salto das finais por equipes e individual geral, com nível de dificuldade 5.6, ou arriscar o Yurchenko Triple Twisting (YTT), subindo o patamar para 6.0. A segunda opção nunca foi executada em competições oficiais e, se for colocada em prática com exatidão, levará o sobrenome ‘Andrade’.
A própria Rebeca admitiu que não sabe qual salto tentará. Tudo depende de como ela estiver se sentindo e, é claro, de qual nota Biles tirar. Se a estadunidense conseguir um valor alto, é possível que a brasileira arrisque o YTT. Caso contrário, ela pode apostar numa opção mais segura para superar a adversária e levar o ouro.
Por que Rebeca tem essa vantagem?
Antes das classificatórias, já estava definido – por sorteio – a ordem de apresentação na final do salto. A sequência será a seguinte: oitava melhor classificada; quinta; sexta; primeira; sétima; segunda; quarta; e terceira.
Rebeca Andrade teve a segunda maior nota na classificatória – portanto, será a antepenúltima a saltar. Simone Biles, a melhor na etapa anterior, será a quarta a executar o movimento.
Veja a lista, em ordem, a seguir:
- Valentina Georgieva (Bulgária)
- Chang Ok An (Coreia do Norte)
- Shallon Olsen (Canadá)
- Simone Biles (EUA)
- Elsabeth Black (EUA)
- Rebeca Andrade (Brasil)
- Seojeong Yeo (Coreia do Sul)
- Jade Carey (EUA)
A notícia Rebeca Andrade adquire vantagem sobre Biles pelo ouro no salto em Paris 2024 foi publicada primeiro no No Ataque por João Vítor Marques – Enviado especial a Paris.