19/09/2024
18:35

Cruzeiro negocia jovens da base em meio à concorrência no elenco; veja quem saiu

Cruzeiro negocia jovens da base em meio à concorrência no elenco; veja quem saiu

Cruzeiro negocia jovens da base em meio à concorrência no elenco; veja quem saiu (Oito crias da base já deixaram o Cruzeiro nesta temporada, sendo seis por empréstimo)

Ao contrário de temporadas mais recentes, quando os jovens atletas ganharam mais chances no Cruzeiro em meio ao cenário de crise financeira e técnica, os crias da Toca da Raposa não tiveram o mesmo espaço em 2024. O clube celeste preferiu apostar em nomes emergentes no cenário nacional, além de contratar jogadores já consolidados para a montagem do time.

Com o inchaço do elenco após a chegada dos novos reforços contratados na gestão de Pedro Lourenço à frente da SAF, o Cruzeiro optou por abrir mão de algumas de suas promessas. No entanto, nem todas foram de forma definitiva. 

A saída mais recente foi a de Robert. Nessa sexta-feira (2/8), o Cruzeiro oficializou o empréstimo oneroso do atacante ao Copenhagen FC, da Dinamarca, até agosto de 2025. O atacante de 19 anos foi cedido ao clube europeu para ganhar mais ritmo de jogo, além de experiência internacional. 

Robert foi o oitavo cria da Toca a deixar o clube neste ano. Antes dele, o Cruzeiro liberou também por empréstimo o zagueiro Ruan Santos, os volantes Henrique Rodrigues e Ian Luccas, além dos atacantes Fernando e João Pedro. A Raposa também negociou de forma definitiva os atacantes Arielson e Stênio.

Entretanto, cada um desses movimentos tiveram contextos diferentes.

Empréstimos e vendas de jovens da base

Os primeiros empréstimos dos jovens da base foram ainda na gestão de Ronaldo Nazário à frente do clube-empresa. Sob supervisão do diretor Pedro Martins, o departamento de futebol celeste decidiu emprestar alguns jogadores para ganho de experiência, além de alívio financeiro na folha salarial.

Ruan Santos

Ruan Santos foi um dos atletas que encabeçou a lista. Promovido ao elenco principal no fim de 2023, o zagueiro de 20 anos não conquistou espaço na equipe então dirigida pelo técnico Nicolás Larcamón e foi emprestado ao Vila Nova até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.

O defensor passa por um momento delicado na carreira. Após a goleada por 6 a 0 sofrida para o Paysandu, no jogo de ida da final da Copa Verde, em maio, a diretoria do Tigre optou por afastar alguns jogadores. Entre eles, Ruan. Depois disso, ainda não recebeu nova chance e segue a rotina de treinamentos no time goiano.

Henrique Rodrigues

Integrante do time que foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 do ano passado, Henrique Rodrigues também não recebeu oportunidades no profissional. Ele foi relacionado para oito jogos da equipe mineira no Brasileirão de 2023, mas não entrou em campo.

Com o objetivo de adquirir mais minutos de jogo, o volante de 21 anos foi cedido ao Figueirense até o término da Série C. Pelo novo clube, o meio-campista já disputou 17 partidas nesta temporada.

Ian Luccas

Ainda em fevereiro, o Cruzeiro emprestou Ian Luccas ao Goiás até 31 de dezembro deste ano. O jovem de 21 anos não caiu nas graças de Larcamón e foi negociado pela diretoria.

Ian teve bom volume de jogo na temporada anterior à sua saída. O volante participou de 14 partidas na Série A, sendo titular em sete delas – principalmente na reta final do torneio, quando o time foi comandado por Fernando Seabra e Paulo Autuori.

Já no Esmeraldino, Ian Luccas não tem agradado. Ele entrou em campo em seis ocasiões e sequer tem sido relacionado para os compromissos na Segunda Divisão.

Fernando

Grande promessa da base do Cruzeiro, Fernando foi emprestado após um ato de indisciplina. Antes de deixar o clube, o atacante de 19 anos foi afastado por ter sido flagrado em uma festa particular regrada a bebidas alcóolicas logo após a eliminação da Raposa para o Sousa-PB, na primeira fase da Copa do Brasil.

Fernando está emprestado pelo Cruzeiro à Ferroviária - (foto: Carolina Borges/Ferroviária)

Fernando, atacante do Cruzeiro emprestado à Ferroviária / Foto: Divulgação/Ferroviária(foto: Carolina Borges/Ferroviária)

Na ocasião, Larcamón decidiu ‘rebaixar’ o jogador ao sub-20. Um mês depois, Fernando foi cedido à Ferroviária para a disputa da Série C.

Pela equipe paulista, Fernando tem nove jogos e um gol marcado neste ano. Ele precisou superar uma cirurgia no ombro direito antes de ser firmar no time.

Stênio

O primeiro jogador da base a ter o futuro definido na ‘era Pedro Lourenço’ foi Stênio. Em julho, o atacante de 21 anos foi negociado de forma definitiva com o Karpaty Lviv, da Ucrânia. O Cruzeiro recebeu uma compensação financeira pela liberação do atleta e manteve um percentual dos direitos econômicos para uma venda futura.

Stênio não fazia parte dos planos de Seabra para a sequência da temporada. No início do ano, ele foi emprestado ao AVS, de Portugal, e ajudou o clube a conquistar o acesso à Primeira Divisão.

Arielson

Outro jovem que teve negociação semelhante a de Stênio foi Arielson. O atacante de 19 anos, que tinha contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026, foi vendido ao Torreense, de Portugal. Na operação, o clube mineiro manteve uma porcentagem dos direitos econômicos para venda futura.

Arielson sequer jogou uma partida oficial pelo profissional do Cruzeiro. Na última temporada, ele esteve emprestado ao Karpaty, da Ucrânia.

João Pedro

A saída de João Pedro deixou alguns cruzeirenses tristes. No fim do mês passado, o atacante de 21 anos foi emprestado ao Mirassol até o fim da Série B para ganhar mais minutos de jogo. Ele perdeu espaço com Fernando Seabra após as chegadas de Kaio Jorge e Lautaro Díaz para o setor de frente.

Antes de emprestar João Pedro, o Cruzeiro estendeu o vínculo com o atleta. Em 12 de abril, a diretoria acertou a renovação contratual com o ponta até 31 de dezembro de 2026. 

Opções no time principal

O único jogador que foi promovido da base celeste neste ano que aproveitou as oportunidades recebidas foi Vitinho. O meia tem sido constantemente utilizado por Seabra e já soma 15 jogos no time principal. Ele soma um gol e uma assistência no Brasileirão.

Por sua vez, o zagueiro Pedrão e o meia Japa perderam espaço após a chegada dos reforços. O primeiro vez ou outra tem sido relacionado, enquanto o segundo segue como opção no banco de reservas.

Crias do Cruzeiro voltaram ao sub-20

Utilizado por Seabra em três duelos do Brasileirão como opção para as ausências de Juan Dinenno e Rafa Silva, que estavam fora por lesão, Arthur Vianna também perdeu espaço. Sem ser convocado para as partidas do profissional, o atacante voltou a figurar no time sub-20.

Outro que seguiu o exemplo de Arthur foi o volante Jhosefer. O jovem de 20 anos também passou a reforçar a equipe comandada por Fernando Oliveira.

Mais uma saída

O Cruzeiro ainda deve emprestar outra revelação da base nesta janela de transferências. Apesar de participar dos treinos da equipe principal, o zagueiro Weverton, de 21 anos, não será aproveitado devido à alta concorrência na posição e terá um novo destino anunciado em breve.

No início deste ano, o defensor integrou o elenco do Athletic na disputa do Campeonato Mineiro. Ele disputou apenas uma partida durante o tempo de cessão ao Esquadrão de Aço.

A notícia Cruzeiro negocia jovens da base em meio à concorrência no elenco; veja quem saiu foi publicada primeiro no No Ataque por Luiz Henrique Campos.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br