22/11/2024
08:49

A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO EMOCIONAL » Portal MaisVip

RELAÇÕES TÓXICAS » Portal MaisVip

Diariamente, todos nós vivenciamos diversos tipos de emoções, e tentamos lidar com elas de maneiras tanto eficazes quanto ineficazes. As emoções trazem significado para nossas vidas e nos conectam às outras pessoas. Elas nos ajudam a avaliar as alternativas, oferecendo motivação para mudar ou fazer algo, assim como revelam nossas necessidades.

A regulação emocional pode ser definida como a capacidade da pessoa de compreender as próprias emoções, buscando enxergar as situações da forma como elas realmente são, sem deixar que elas a afetem de forma negativa ou intensa. É o hábito de evitar colocar uma alta carga de sentimentos – principalmente os negativos – sobre um evento, pessoa ou circunstância. Afinal, isso só vai dificultar a resolução do problema e fazer com que ocorra o desequilíbrio das emoções. A falta de regulação emocional leva a pessoa a reagir com mais intensidade a alguns fatos, aumentando o estresse, a ansiedade e a tristeza em relação ao ocorrido. A desregulação emocional é definida como a dificuldade ou a inabilidade de lidar com as experiências ou processar as emoções. Quando se torna um hábito, ela pode contribuir para o desenvolvimento ou o agravamento de diversos distúrbios mentais, como transtornos de personalidade, ansiedade, depressão, dependência química, entre outros.

Um passo importante para desenvolver a regulação emocional é a identificação, compreensão e aceitação de suas emoções. Ao identificar uma emoção, buscar compreendê-la e aceitar seu processo é fundamental. Para isso, é necessário desenvolver o autoconhecimento. Todas as emoções – tanto as nossas quanto as dos outros – devem ser respeitadas e validadas. Não há problema em sentir tristeza, raiva ou ansiedade – é preciso desenvolver a capacidade de reconhecer essas emoções, aceitá-las, compreender suas funções e administrá-las melhor, de modo com que suas consequências não tragam prejuízos para sua vida e a dos outros. Ressignificar a forma de enxergar e interpretar as situações, buscando pensamentos e comportamentos mais funcionais, é fundamental para esse processo. O nosso pensar, sentir e agir estão intimamente ligados.

Desenvolver a regulação emocional é algo extremamente importante para o nosso bem-estar e qualidade de vida, assim como contribui de forma positiva em nossas relações, desenvolvimento pessoal, profissional, enfim; seu impacto é significativo em todas as áreas de nossas vidas, e o acompanhamento psicológico é um grande aliado nesse processo.

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514
Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
@larissasouzapsi
[email protected]

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br