Dois dos grandes nomes da ginástica artística da atualidade vão se enfrentar na final do individual geral nos Jogos Olímpicos de Paris. A brasileira Rebeca Andrade e a estadunidense Simone Biles são adversárias na busca pelo ouro e vão medir forças nesta quinta-feira (1/8). Contudo, a rivalidade entre as multicampeãs fica só nos aparelhos de competição.
As ginastas vão para a disputa do individual já coroadas e contempladas com medalha. Nesta terça-feira (30/7), Biles levou o ouro na final por equipes, enquanto Rebeca ficou com o bronze. Em entrevista após a competição, a brasileira foi questionada sobre a relação com a norte-americana e mostrou que não há motivos para não torcer pela adversária.
“É uma honra poder competir junto com a Simone. Ela é referência no mundo todo, inclusive para mim. E ela é muito importante para o esporte. Então, ter a melhor do mundo, achando sensacional o meu salto, o que eu posso achar. É incrível!”, comentou a atleta.
Durante a rotação da prova por equipes, Simone foi flagrada em momento em que estaria supostamente espantada com a apresentação de Rebeca nas barras assimétricas. A situação, contudo, é fake. Pelo jogo de câmeras, pareceu que a reação havia sido voltada a isso.
Mesmo assim, Rebeca falou da sensação de ver a outra competindo e revelou que deseja que Simone desempenhe bem nos aparelhos.
“Eu acho que assusta de uma forma muito positiva, porque a gente puxa muito uma outra. A mesma coisa com todas as outras ginastas que estão ali. A gente, além de querer sempre estar ali, melhor, a gente torce demais. A gente deseja que o outro também vá bem, isso é muito legal”, contou.
Até a estreia e também no intervalo das competições, as ginastas continuam treinando no ginásio. As duas chegaram a conversar rapidamente. Rebeca revelou qual foi o teor do bate papo.
“A gente conversou ali super rápido, quando a gente estava nos ginásio treinando. E ela perguntou se eu ia fazer os quatro aparelhos, e eu falei que sim, ela disse ‘eu também’. É difícil você conquistar três dias (de competição), fazendo três aparelhos. A gente ainda tem individual geral, mas é sempre uma conversa muito gostosa, muito leve, e sempre muito rápida também, porque a gente está sempre concentrada em querer fazer isso, mas foi muito legal ver ela torcendo por mim e a gente torcendo por ela”
Rebeca Andrade, ginasta do Brasil
Duelo Rebeca x Simone
Além da disputa do individual geral, as duas também vão se enfrentar na competição por aparelhos: salto, trave e solo. Vale ressaltar que Simone é cotada como favorita em todas as provas. No entanto, ver Rebeca no lugar mais alto do pódio não seria uma surpresa – a brasileira foi ouro no salto em Tóquio.
Rebeca Andrade
Em 2021, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rebeca Andrade fez história na ginástica brasileira. Ela conquistou a primeira medalha na modalidade. E não apenas uma. A atleta foi ouro no salto e prata no individual geral.
Neste mesmo ano, Simone Biles ficou com o bronze na trave e com a prata por equipes. A ginasta abdicou de disputar quatro provas em prol de cuidar da saúde mental.
A notícia Paris 2024: Como é a relação entre Rebeca Andrade e Simone Biles? Brasileira dá detalhes foi publicada primeiro no No Ataque por João Vítor Marques – Enviado especial a Paris.