22/11/2024
11:57

Figurinhas de macaquinhos escondem realidade obscura de maus-tratos » Portal MaisVip

Avó de Lucas Lucco posa de fio-dental nas redes sociais

As figurinhas dos macaquinhos fofos que rodam a internet escondem abusos físicos e psicológicos nesses animais

Uma pesquisa da Coalizão de Crueldade Animal nas Redes Sociais (Social Media Animal Cruelty Coalition – SMACC, em inglês) reuniu 20 organizações de proteção animal e apontou que macacos sofrem de maior privação materna, danos físicos e psicológicos. Além disso, afirmam que eles sofrem de grande sofrimento.

No período de setembro de 2011 e março de 2023, esta coalizão registrou mais de 800 links de conteúdo no Facebook, Instagram, Tik Tok e YouTube. Estes links mostravam macacos mantidos como animais de estimação.

Nesse sentido, a pesquisa mostra que os primatas não-humanos são, frequentemente, mostrados na web como animais de estimação. Eles aparecem em vídeos sendo alimentados e brincando na casa das pessoas. Outros aparecem usando roupinhas e fraldas. Em ainda mais vídeos é possível ver eles se apresentando como artistas, realizando truques.

De acordo com o SMACC, essas representações, muito provavelmente, envolvem o sofrimento desses animais, mesmo que se forma inconsciente pelos donos.

Entre as espécies mais comuns de macacos postos como animais de estimação, estão os macacos de rabo de porco e os de cauda longa.

Os impactos psicológicos aos animais podem não ser claros, mas são tão graves quanto os abusos físicos.

“É importante não apenas procurar por sinais óbvios e diretos de sofrimento animal, mas também considerar o quadro geral de como esses animais são tratados e como eles provavelmente experimentarão a vida sendo mantidos como animais de estimação”, diz o relatório.

Foto destaque: Reprodução/Redes sociais

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br