22/11/2024
07:53

cidade mineira com menos de 8 mil pessoas tem atleta na Olimpíada < No Ataque

aros olímpicos em Paris (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Conhecida por fazer parte do circuito turístico Grutas e Mar de Minas, a pequena Pimenta, na Região Centro-Oeste do estado, terá um atleta nos Jogos Olímpicos de Paris. Trata-se do central Flávio, da Seleção Brasileira de Vôlei. Com 8.715 habitantes, o município é o terceiro menor com atleta convocado para o Time Brasil.

Com 31 anos, Flávio começou a sua carreira no Minas Tênis Clube, após se destacar nos Jogos Escolares de Minas Gerais em 2007. Ele permaneceu na equipe de BH até 2019, quando se transferiu para o Sesc, do Rio de Janeiro.

Em 2020, deixou o voleibol nacional para jogar no Warta Zawiercie, da Polônia. Um ano depois, partiu para o campeonato italiano, onde está até hoje, passando pelo Volley Callipo, Perugia e Trentino, clube com o qual tem contrato atualmente.

A cidade natal de Flávio só não é menor que duas do Time Brasil em Paris: Colinas (RS), onde nasceu Lucão, também central da Seleção de Vôlei; e Campo do Tenente (PR), berço de Flávia Lima, do atletismo.

O município gaúcho tem 2.466 habitantes, enquanto o paranaense tem 8.118.

Outras duas cidades menores que 10 mil habitantes figuram na lista. Palmeiras (BA), onde nasceu o ciclista Ulan Bastos Galinski; e Saudades (SC), terra natal Raquel Kochhann, do rugby, que será porta-bandeira da delegação brasileira em Paris ao lado do canoísta Isaquias Queiroz. Ela superou o câncer de mama para competir na Olimpíada.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br