A Unieco (Unidade de Integração Empresa-Comunidade) comemora este mês 20 anos de fundação em Peçanha. Mantida pela Cenibra visando sediar atividades educacionais gratuitas e acessíveis à comunidade, ela apoia a promoção da cidadania. O conceito baseia-se na estruturação de centros de vivência e educação ambiental, onde proporciona acesso à leitura, inclusão digital e uma série de iniciativas educativas e culturais para crianças e adolescentes.
Desde sua criação, a Unieco tem evoluído para atender às necessidades crescentes da comunidade. A inclusão digital se tornou um pilar fundamental, equipando os jovens com as habilidades para navegar no mundo digital. Por outro lado, estimula a convivência e a criatividade por meio da contação de histórias, por exemplo. Esses programas auxiliam na formação de cidadãos conscientes, culturalmente enriquecidos e socialmente engajados.
“A Unieco faz parte da vida das pessoas. Ela exemplifica nosso esforço em contribuir para o desenvolvimento social e manter um relacionamento responsável com as comunidades onde atuamos”, analisa Edson Valgas, Diretor-Executivo do Instituto Cenibra e coordenador de Responsabilidade Social e Institucional da Cenibra.
O espaço é também um ponto de apoio a projetos culturais e relacionamento com parceiros do Programa Fomento Florestal. Tem amplo acervo bibliográfico, sala audiovisual e de informática. Em média, a unidade realiza aproximadamente 7,5 mil atendimentos por ano, atingindo um total de mais de 150 mil atendimentos ao longo de seus 20 anos de existência.
A Unieco funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na rua Tiradentes, 41, Centro – Peçanha. O atendimento é feito pela bibliotecária Ivone Brandão e conta com o apoio de uma estagiária. Mais informações no telefone (33) 3411-2069.