20/09/2024
03:31

Vírus Nipah mata adolescente um dia após diagnóstico na Índia » Portal MaisVip

Vírus Nipah mata adolescente um dia após diagnóstico na Índia » Portal MaisVip

O vírus Nipah está na lista da OMS de patógenos com potencial pandêmico

No último domingo (21), um adolescente, de 14 anos, morreu na Índia devido à infecção do vírus Nipah. De acordo com autoridades, ele morreu um dia após receber o diagnóstico da doença.

Nesse sentido, a imprensa local afirma que os moradores da regiões onde o menino vivia receberam avisos para a utilização de máscaras. Da mesma forma, as autoridades isolaram, pelo menos, 60 pessoas que tiveram contato com o adolescente.

Em janeiro deste ano, um homem adulto morreu também em decorrência do vírus Nipah. Ele foi infectado após beber um suco de tâmaras que não passou pelo preparado adequado em Bangladesh, no sul da Ásia.

A identificação do vírus aconteceu pela primeira vez em 1999. A transmissão para seres humanos acontece através da ingestão de alimentos contaminados. Ou, ainda, pelo contato com fluído corporais de morcegos, porcos ou pessoas infectadas.

Seu nome, Nipah, veio da vila malaia onde foi isolado. Seu patógeno pertence à mesma família dos causadores da caxumba e do sarampo.

Entre seus sintomas estão dores de cabeça, dificuldade de respirar, tosse, febre e possibilidade de inchaço cerebral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de letalidade do vírus varia entre 40% e 75%. Na Índia, em 2023, o vírus infectou 14 pessoas. Dessas, 10 morreram. Não existem tratamentos ou vacinas para a infecção.

Foto destaque: Reprodução

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br