Uma ação rápida e precisa de homens da Cenibra, em apoio à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, evitou quem um incêndio florestal tomasse grandes proporções e afetado os moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade e a biodiversidade local se não fosse a atuação rápida e precisa da Cenibra.
Os focos, próximos às margens da BR-381, em área de mata nativa vizinha ao Projeto Abrecampo, foram identificados por um funcionário da empresa, que imediatamente alertou a equipe de combate a incêndio.
Após acionar os militares, a Cenibra apoiou as ações de contenção do alastramento do incêndio com o fornecimento de pessoas, equipamentos e caminhões-pipas. As chamas se propagaram a partir de fogo ateado em uma pilha de lixo deixada à margem da rodovia.
As condições climáticas do momento favoreciam a propagação indiscriminada do incêndio, que foi controlado pela atuação das equipes de combate, com o apoio da Cenibra.
O incendiário foi identificado e conscientizado sobre os danos socioambientais da prática, um crime previsto no Código Penal (Art. 250) que pode acarretar multa e detenção.