O líder comunista do país, Nguyen Phu Trong, faleceu após complicações médicas
Nesta sexta-feira (19), o Partido Comunista do Vietnã anunciou a morte de Nguyen Phu Trong, dirigente mais poderoso do país. O líder atuava como secretário-geral do partido desde 2011 e morreu aos 80 anos.
Através de um comunicado, o partido anunciou sua morte.
“Devido a sua idade avançada e a uma doença, morreu às 13h38 (03h38 no horário de Brasília) de 19 de julho de 2024” em um hospital militar da capital, Hanói, indicou o comunicado.
Na véspera de seu falecimento, o partido informou que o líder cedeu o poder, de forma temporária, por questões de saúde. Assim, ele serie substituído de forma interina pelo presidente To Lam, de 67 anos, que desempenha um papel simbólico.
Na estrutura política do regime, o poder cabe ao secretário-geral do Partido Comunista, acima do presidente, do primeiro ministro e do presidente da Assembleia Nacional.
As políticas de Trong contribuíram para ampliar o controle do aparato comunista sobre o país, em um momento de auge do comércio.
O líder, ainda, idealizou uma campanha que levou à Justiça mais de quatro mil pessoas por mais de 1700 casos de corrupção e fraudes em 2021.
Foto destaque: Reprodução/Internet