O terremoto aconteceu no norte do Chile e epicentro próximo ao deserto Atacama
Na noite da última quinta-feira (18), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do Chile, por volta das22h50 (horário de Brasília). O epicentro do tremor foi próximo ao deserto do Atacama, na fronteira com a Bolívia e a Argentina.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a 126km de profundidade.
Assim, o serviço hidrográfico do Chile descartou a possibilidade e o alerta de tsunami, afirmando que “o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.
Em suas redes sociais, o presidente do Chile, Gabriel Boric, publicou uma mensagem para tranquilizar a população. Ele afirma que entrou em contato com a governadora da região e que ainda haviam informações sobre os danos e possíveis vítimas. Dessa forma, ele alertou que as equipes de socorro já estavam a caminho do local “para avaliação e tomada de medidas necessárias”.
Em seguida, ele destacou que houve deslizamentos na rota de Calama e Tocopilla, ao leste do epicentro e que houve corte de luz na cidade de San Pedro de Atacama, município mais próximo da origem do terremoto.
Terremoto foi sentido em São Paulo
Alguns moradores de São Paulo capital apontaram tremores.
Assim, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que alguns registros mostram pequenos tremores em diferentes regiões da capital paulista. Destacou, ainda, que esse fenômeno foi reflexo do terremoto no Chile.
Foto destaque: Reprodução/